04 março, 2007

SABORES PASSEADOS, (2)
- ideias ralas no Congresso das Açordas

CONGRESSO DAS AÇORDAS - Portel, Março de 2007
Logo a seguir
à Cova de Iria...

ir para o início


Tive a dita de, só muito raramente, a descoberta dos sabores e outros prazeres da mesa ter resultado do risco calculado decorrente da denominação constante do cardápio de um qualquer restaurante. Quase sempre, ela derivou de sugestão avisada, curiosidade aguçada por cavaqueira amena ou intencional desafio. Lembro uma jornada gastronómica no Rossio de São Brás em Évora, batia-me eu com uma magnífica açorda de queijo. Vendo como estava a gostar do queijo cozido, perguntaram-me se alguma vez o tinha comido assado.... Respondi que não, e logo ali o foram assar: manjar de deuses!

Ou recordo a estranheza da primeira vez que provei a de cardos. Fiquei renitente: cardos? seria eu alguma cabra para ir tosar mato? Mas depois, quando – em vez de ásperos - os rebentos me surgiram macios e sedosos, o prazer foi indisfarçável e o sabor caminhou direitinho do palato para o meu álbum de recordações.

Faço quilómetros a caminho de uma aldeia de Mora para uma miga-gata de bacalhau, passei a reconhecer a hortelã da ribeira, a andar à procura dos espargos bravos, a fazer desvios só por causa de umas migas com carne de alguidar. O gaspacho andaluz não me seduz, prefiro os do Alentejo, mesmo quando se chamam de capachinho(1) ou vinagrada. E ao rico, prefiro o pobre.

Cada vez mais dou razão a esse senhor das ciência do Turismo que se chama José Carrasco quando ele conclui que a gastronomia é o segundo produto turístico mais importante de que dispomos, logo a seguir à Nossa Senhora de Fátima... Haverá outro, além da Cova de Iria, que leve tão grandes grupos de pessoas a fazer cem, duzentos quilómetros só porque combinaram um almoço ou um jantar num qualquer santuário de comedorias??? Talvez antes ou depois da refeição, se tiverem tempo, visitem esta ou aquela atracção local... porque o que eles lá foram fazer foi... comer e confraternizar à volta de uma mesa.


_______________
(1) Corruptela de caspachinho, um diminutivo de caspacho, termo porque também é designado o gaspacho.

Continua

Sem comentários: