05 janeiro, 2007

Ainda os ecos do "Cante ao Menino" em Peroguarda


Café Portugal - Michel Giacometti
Cancões Tradicionais e Memória Colectiva
O mistério Giacometti
Cancioneiro Popular Português
Associação Michel Giacometti
Museu do Trabalho

Entrai pastores (Cante tradicional recolhido em Peroguarda) Boomp3.com
Interpretação: CRAMOL (Grupo Coral da Biblioteca Operária Oeirense), 1985

Caro Rui Dias José

De facto a minha intenção era que o meu amigo publicasse a minha carta, uma vez que o seu "Café Portugal" tem uma visibilidade que eu ainda não possuo.

Quando se fala de Michel Giacometti, indivíduo de grande qualidade e projecção, de quem gosto muito e cujo trabalho sempre apreciei, que estudou muito da música popular tradicional portuguesa, vem-me à memória outra figura muito importante de um outro caminheiro etnógrafo e investigador alentejano, reconhecido pela enciclopédia Portuguesa-Brasileira e sócio de diversas instituições científicas e culturais, portuguesas e brasileiras, com diversa bibliografia publicada e que, eventualmente por questões políticas, não teve a seguir ao 25 de Abril, o reconhecimento que lhe era merecido.

De quem falo é do Professor Joaquim Baptista Roque, nascido em Peroguarda em 1913. Nesta
aldeia, em 1954, com a presença do Governador Civil de Beja, a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, reconhecendo todo o seu trabalho e dedicação à causa alentejana e ao seu povo, prestou-lhe uma homenagem descerrando uma lápide que deu o seu nome à Praça onde existe a casa em que nasceu.

Aliás, o Grupo "Alma Alentejana", de que lhe enviei fotos e que foi o primeiro a ter mulheres na sua composição, tendo-lhe então valido alguns dissabores, foi por si fundado em 1938.

Existem cerca de seis mil verbetes sobre o cancioneiro de linguagem popular que ele reuniu em finais de 1947.

Hoje, já depois da sua morte, a Câmara Municipal de Portel, editou em 2000 um CD com cantares alentejanos, que o professor havia recolhido e gravado de forma artesanal, em vinil, na cidade de Beja, em 1948 e 1959, utilizando um rudimentar gramofone.
A maioria do seu espólio está entregue à Câmara de Portel onde se presume venha a existir um museu dedicado ao cante Alentejano.

Em Ferreira do Alentejo, no próximo mês de Março, irá ser atribuído o seu nome a uma rua.

Muito mais havia para dizer e se tiver interesse poderei facultar-lhe a consulta do referido CD ou, em alternativa, poderá solicitá-lo à Câmara de Portel.

Com um grande abraço,

CARLOS GOMES






O professor Joaquim Roque
Rezas e Benzeduras
Os cantares de Peroguarda
Grupo Coral "Alma Alentejana"

2 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Apesar de ser Minhoto, gostei de ouvir o canto.
Conheci uma pessoa que dedicou quase toda a sua vida à recolha de cantares tradicionais e quase ninguém valorizou esse trabalho. Mas o espólio ficou e um dia ele será reconhecido tal como no presente caso.
Um abraço.

tb disse...

Gostei muito de ouvir o canto, embora o conhecesse já. Este país bem necessitado está de alguém que preserve o folclore tradicional de um povo que é o nosso.
Abraços