23 janeiro, 2006

A serra, os horizontes, o porco, o Passeio e o resto...


As paisagens da Serra de São Mamede dão o mote. Marvão, Arronches, Castelo de Vide e Portalegre são as anfitriãs. A recriação de antigos gestos da matança do porco é um dos atractivos.

Juntem-se-lhe músicas e danças, gastronomia e vinhos, e o cenário começa a compor-se. Bastará acrescentar o alojamento em unidade de Turismo Rural, a visita ao Museu da Tapeçaria, o passeio pelas ruas da Judiaria, as muralhas do castelo e as vistas lá do alto... e teremos então definidos os principais argumentos para a próxima expedição do Passeio de Jornalistas.

É já no primeiro fim de semana de Fevereiro. Com partida de Lisboa no início da tarde de sexta-feira (dia 3) e regresso pelas 20h00 de domingo. Como de costume, cada um dos profissionais da Comunicação Social participantes poderá levar o acompanhante que entender ou preferir nesta incursão pelo Norte Alentejano.

Passear uma região, conhecer terras e gente, desvendar sabores e histórias são tudo coisas que cabem nesta viagem. Agora em terras do distrito de Portalegre, marcados pela desertificação e envelhecimento da população, mas com vontades e projectos de combate ao abandono e de criação de polos de fixação e de desenvolvimento.

O Turismo ambiental e cultural é uma das apostas, que passa também pela valorização dos produtos naturais, pelo golf, pela conquista de novos mercados... E do muito que há para viver, fruir e descobrir, se vai fazer mais este Passeio de Jornalistas. Já daqui a uns dias!

1 comentário:

Anónimo disse...

A curiosidade é mais do que muita, para saber novidades....
Abraços
teresa