Nas mesas cá dentro ou na esplanada... cruzam-se paisagens, rostos, artes, sabores e projectos de viagem pelos mares da lusofonia. Entre convites e vontades, a disponibilidade para sair por aí em busca de um sorriso, de um passeio, de uma aventura...
20 maio, 2008
A ver as "vistas" na Terceira, com descida ao Algar e tourada à corda em São Mateus...
De São Jorge à Terceira foi um salto. Numa das mais rápidas viagens de avião das nossas vidas, voámos com a Sata pouco mais do que quinze minutos. Bem melhor do que a cerca de hora e meia perdida no aeroporto da “Ilha do Dragão” com umas "reservas" que tinham sumido dos computadores..
Já belissimamente instalados na Pousada de São Sebastião, que mistura de forma sofisticada a velha construção militar do forte seiscentista com a arquitectura contemporânea, os jornalistas foram presenteados com um saboroso jantar no restaurante “Castelinho”.
O anfitrião António Neiva, director desta Pousada de Portugal, acompanhou-nos no saborear de um Estaladiço de Queijo (de queijo fresco, beringela e massa folhada, com um toque a caril) e de uns Filetes de Veja, panados em farinha de milho e acompanhados com legumes em polme, uma receita do chefe David Pereira.
De novo no autocarro, Pires Borges guiou-nos sabiamente pela ilha. Depois de um simpático almoço no restaurante “Caneta”, rumámos ao interior do vulcão conhecido como Algar do Carvão, mais um tesouro terceirense candidato a Património Mundial. E ainda demos um salto às Furnas do Enxofre.
Vários miradouros depois, foi tempo de adrenalina na corrida de touros à corda em São Mateus. O touro apareceu tímido e só com um corno, o que empobreceu o espectáculo.
Final do dia com uma visita ao fantástico “museu” da Quinta do Martelo, recuperada com visível paixão por Gilberto Vieira.
Das entradas tradicionais degustadas na conservada mercearia da Quinta, subimos ao restaurante para nos deliciarmos com uma sopa de legumes e uma alcatra à moda da Terceira. Eram todos produtos da quinta, desde os ovos aos enchidos, e de sabor genuíno, a merecer o elogio unânime.
Partimos para a Pousada, para recuperar forças para um domingo de programa cheio na Terceira, já quase em final de aventura.
Texto e Fotos: Alexandre R. de Almeida e Raquel C. do Rio
Roteiro de Viagem da Aventura Açores
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário