13 maio, 2008

Do negro do basalto nascem vinhas e histórias baleeiras. É a Ilha do Pico!

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Pico
Da Horta zarpámos para o Pico em busca da Madalena, que nos recebeu com um sol caloroso.

Acompanhados da animada e sabedora Evelina, uma picarota de mão cheia, fomos até ao Museu do Vinho e ficámos impressionados com os gigantescos dragoeiros que se encontram no local. Mais impressionados, ainda, com a força e a determinação das várias gerações de picarotos, que ao longo de muitos quilómetros lutaram contra as rochas basálticas e as venceram, empilhando-as em pequenos currais onde despontam poucos pés de vinhas, das castas verdelho e outras trazidas de fora.
Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Pico
A seguir, e como não podia deixar de ser nesta ilha, embrenhámo-nos ainda mais na lava, na profundeza da Gruta das Torres.

Os “espeleólogos” do Passeio dos Jornalistas avançaram de pedra em pedra pelo tubo criado pela lava na última erupção vulcânica na ilha, ocorrida nos princípios do século dezoito.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - PicoExplorada a Madalena, o programa virou-se para as Lajes. De manhã cedo, Rui Dias José, o “timoneiro” desta aventura, lançou o foguete, aos estilo dos velhos baleeiros, e os intrépidos jornalistas largaram tudo (até o pequeno almoço) para partir à descoberta das baleias.

Debaixo de chuva forte entraram para o autocarro. Ao longo do caminho, o tempo foi melhorando e, com as Lajes à vista, vislumbraram-se os primeiros raios de Sol do dia.

Na antiga Fábrica da Baleia, onde pudemos viver as memórias do tempo em que a baleação era o modo de vida, um dos marinheiros, neste caso o Mário, não resistiu à curiosidade que matou o gato e mergulhou os dedos num óleo que não era de baleia, mas sim de motor, e que repousava numa das peças artísticas que ali estavam expostas.
Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Pico
Da Fábrica da Baleia, já acompanhados pelo chefe de gabinete da Presidente da câmara local, descemos para o Museu dos Baleeiros, aberto propositadamente para a visita dos jornalistas.


Mais uma vez conseguimos contactar com a memória da vida dura dos destemidos habitantes que caçavam baleias e cachalotes em pequenos barcos.

A aventura ia prosseguir segunda-feira, 05 de Maio, em direcção a São Roque do Pico.

Texto e Fotos: Alexandre R. de Almeida e Raquel C. do Rio
Roteiro de Viagem da Aventura Açores

Sem comentários: