14 maio, 2008

Uma noite de tertúlia, depois de muita paisagem, histórias de cachalotes e mimos de artesanato...

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - PicoProssegue a viagem, já no quinto dia.

Bem cedo, zarpámos da Madalena em direcção a São Roque, a terceira freguesia da Ilha do Pico, novamente à “caça” das baleias… e do vinho.

O Pico, lá no alto, continuava envergonhadamente escondido atrás das nuvens. Dentro do “navio”, neste caso a camioneta de “São Roque em Movimento”, pairava a música popular açoriana, entrecortada pela voz cantada da guia Evelina, sempre com a informação precisa e a piada na ponta da língua.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - PicoPara não variar, no percurso provou-se o queijo e o verdelho, na Adega da Buraca, que guarda algumas das tradições do vinho num núcleo etnográfico, e onde, a par de utensílios de outra época, uma artesã cardava e fiava a lã.

A quebrar a rotina de noites anteriores, estes “marujos” improvisados foram conhecer a verdadeira tertúlia picoense, num jantar de caldo de peixe na adega do Fernando (Andrade), padeiro de profissão e amigo da rambóia entre confrades.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - PicoNestes convívios na adega, em que cada um oferece os seus produtos e os seus préstimos, normalmente não entram mulheres. A excepção foi aberta para as jornalistas do Passeio.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Pico

Do magnífico caldo de peixe acompanhado por vinho de cheiro, passou-se à tertúlia, com o engenheiro “Zé” Gaspar, de guitarra na mão, a cativar e a divertir os presentes com várias cantigas e histórias brejeiras.

João Garcia, antigo taxista e cunhado do anfitrião, cantou fados em tom marialva, um dos quais a meias com o fotógrafo Vasco. E até o Antunes Amor (era a noite da fotografia...!) não resistiu à tentação e aviou dois poemas: um de Fernando Pessoa e outro de João de Deus.

A noite acabou tarde, já no café das brasileiras (mãe e filha), que fazem o encanto dos tertulianos que tão bem nos receberam.

Texto e Fotos: Alexandre R. de Almeida e Raquel C. do Rio
Roteiro de Viagem da Aventura Açores

Sem comentários: