09 novembro, 2008

Por terras da Pesqueira (2)

São Xisto: renascer para o turismo

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em São João da Pesqueira

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em São João da Pesqueira


Subir do cais da Ferradosa, à beira do Douro, até à meia altura do monte onde se encavalita a aldeia de
São Xisto é uma viagem de descoberta que se faz a pé, com fôlego, em dez minutos. Esta “Aldeia de Portugal”, como indica o marco em madeira que aponta à localidade, é verdadeiro monumento à construção em xisto.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em São João da Pesqueira

A povoação, na freguesia de Vale Figueira, não conta mais de quatro habitantes. É pouco para uma localidade que chegou a albergar mais de 40 almas.São Xisto conta, no entanto, com o empenho de Narciso Lopes, natural da localidade, hoje empresário em Estarreja, para tornar um caso de abandono urbano, num espaço vivo, voltado para o turismo de habitação. Narciso Lopes que detém 90% do construído na aldeia, iniciou o projecto de recuperação de São Xisto para fins turísticos vai para oito anos.
O objectivo é audaz: reconstruir treze casas de xisto, a capela de Santo Ovídio (que contou para a recuperação com o apoio da autarquia local), o lagar de azeite e a adega. Obra feita, serão perto de 750 mil euros de investimento.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em São João da Pesqueira


O projecto final inclui, ainda, um posto de venda de produtos
Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em São João da Pesqueiraregionais e artesanato. Em funcionamento já estão, para além da Quinta, sete casas. O antigo lagar de azeite, serve de núcleo para acolher os visitantes e faz mostra de um lagar tradicional com utensílios e modos de produção.

Fotos: Jorge Andrade

+ sobre o PASSEIO DE JORNALISTAS em
São João da Pesqueira

1 comentário:

tb disse...

Ainda bem que continua a haver gente que sabe o valor das coisas, nelas apostando. Ainda bem que este blog existe para nos proporcionar estas pequenas maravilhas.
abraço