22 março, 2006

Mistérios, gaitas de foles, lanudos e lengalengas na beira do Douro...


Miranda tem mistérios e histórias.

Aguça curiosidades e provoca estranhezas. Aquela apego a uma língua que só eles sabem, aquelas danças guerreiras puladas de saia e paus, aquela forma primitiva de fazer a posta, aquele orgulho pelos burros lanudos, aquela ânsia de voo que faz dos pombais um dos mais importantes sinais da sua arquitectura rural, aquele modo de resistir no planalto...

E de depois são as paisagens. Que tanto podem ser de planura a perder de vista como escarpadas de arrepiar a espinha. E lá em baixo o Douro, que as barragens vieram amaciar mas não domesticaram. E a música, sempre a música - de flauta, de tambor ou caixa de guerra, de gaita de foles... mas também lengalenga, ladainha, coro de mulheres cantando rimances ou rezas.

Miranda tem histórias e mistérios...

1 comentário:

tb disse...

e vejam de descobrem e percorrem a "estrada do demo". Coisas ditas em surdina e conselhos de não ir, mas onde vale a pena teimar e desfrutar de tanta maravilha natural que até tira a respiração. Descendo pelo lado de Freixo de Espada à Cinta: Acho que já disse isto uma vez, ams até fico com pena de não ser jornalista!
Abraços
teresa bonito