21 novembro, 2007

DOURO procura os caminhos da modernidade (1)

Os socalcos da desilusão


Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em Alijó
O que querem mostrar-nos, por aqui, é simples: o Douro está a mudar. Ou, melhor, anda à procura dos caminhos difíceis da vi(t)abilidade económica, cultural e social. Quer virar as costas à desertificação, que não é uma figura de retórica. Basta dizer que em poucas décadas a população de Alijó ficou reduzida um terço.
Café Portugal -PASSEIO DE JORNALISTAS em Alijó
Apesar disso, o Douro existe, continua belo, produz o grande vinho de sempre, do melhor, faz-se ao turismo, mas deixa cair sinais da sua identidade. É como que uma espécie de desnorte, isto de os velhos socalcos, que tanto ajudaram na consagração da região como Património Mundial, irem cedendo a solução mais fáceis – e mais baratas – de ganhar as encostas com soluções que lhe alteram o visual. Ou de a amendoeira, dizem-nos, ter perdido a importância de outros tempos, das encostas de branco em flor, com a invernia da sua neve. (É que o vinho obriga: as antigas amendoeiras de bordadura dos socalcos foram desaconselhadas/proibidas, porque a sua sombra diminuía o tempo de exposição solar dos cachos).

Café Portugal -PASSEIO DE JORNALISTAS em Alijó

O Douro existe, resiste, persiste. Mas não chega o querer. A região está inserida num todo nacional, que lhe vira as costas – como faz a todo o interior. Que é indiferente à valia económica, ambiental, social, do território mais continental. Que o olha como uma reserva para turistas, mas que pouco ou nada faz para torná-lo mais atraente – e dar condições a quem cuida da coutada.

Café Portugal -PASSEIO DE JORNALISTAS em Alijó

É um mundo de paradoxos que afoga a resistência. Há sinais de dinheiro, de investimentos, mas os desencontros impõem-se na hora de decidir, de vencer modorras, burocracias, obstáculos. Como noutros pontos do país, os autarcas vão dando as mãos para cerzir o tecido que pode resistir ao esvaimento final dos meios humanos – para nadar até à outra margem.

Café Portugal -PASSEIO DE JORNALISTAS em Alijó

Há jovens que voltam da conquista da cidade, do mundo moderno do universo do saber, em resposta ao apelo da saudade, do sossego, das promessas de que este mundo é viável. Afinal, o vinho do Porto bebe-se lá para longe do Marão, conquista mundos nos palatos dos especialistas – e isso rende euros e prestígio.
Café Portugal -PASSEIO DE JORNALISTAS em Alijó

Fotos: Antunes Amor (direitos reservados)

Ver continuação

Clique sobre elas para ampliar

Viaje por Alijó com o PASSEIO DE JORNALISTAS

1 comentário:

Maria disse...

O Douro passa por aqui e vai, rumo ao litoral.
O Douro, essa força de vida, sempre renovada.