28 outubro, 2006

“PROJECTO RIO”
- a ousadia de uma câmara

Lá em baixo, corre o Zêzere...
CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas no FundãoO chamado «Projecto Rio», um dos muitos actualmente levados a cabo pela Câmara Municipal do Fundão, no âmbito, se assim se pode dizer, de continuar a dotar o concelho de uma oferta de alojamento mais diversificada e, ao mesmo tempo, criar pólos de animação e interesse que atraiam à região não só turistas nacionais como também estrangeiros.

Trata-se de um projecto interessante que, por o ser, já tem levantado a sua polémica. Nomeadamente entre aqueles que advogam estar o local minado de “fantasmas” que podem originar doenças a quem lá se instale ou, simplesmente, pernoite alguns dias. Aliás, uma “sombra” que sempre rodeou as Minas da Panasqueira. Mesmo quando já há muito desactivadas!

A Lavaria, noutros tempos...
CAFÉ PORTUGAL - Passeio de jornalistas no FundãoTodavia, este projecto, que tem, passe a expressão, “pernas para andar”, está hoje considerado e reconhecido pelos especialistas da área do turismo (e não só!), como um dos mais importantes e mais promissores que está a ser desenvolvido na Região Centro.

O projecto está sedeado na antiga localidade do Cabeço do Pião, na freguesia de Silvares. Curiosamente, no mesmo local onde então era feita a lavagem do minério que era explorado nas Minas da Panasqueira.

Até ao momento, a Câmara Municipal do Fundão já construiu um conjunto de sete apartamentos de tipologia T1 e uma Pousada da Juventude com capacidade para 50 pessoas.

Por dentro da mina...
CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas no FundãoNuma segunda fase, está previsto a construção de um restaurante temático «A Cantina do Mineiro», cuja ementa assentará nos pratos mais tradicionais do que comiam (e certamente ainda comem) os mineiros, quer das minas da região, quer em outros pontos do mundo.

Ainda nesta fase, serão criados espaços museológicos designadamente ligados à geologia e à arqueologia industrial.

A finalidade do “Projecto Rio” é transformar todo aquele espaço num verdadeiro parque temático mineiro que oferece, para além do alojamento turístico e da restauração, um conjunto de atracções que vão desde o desporto-aventura aos simuladores 3D, espaços museológicos, entre outros.

Recuperadas para o turismo...CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas no Fundão

Para todas estas intervenções a C.M. do Fundão elaborou um plano, que compreendeu a requalificação ambiental de toda aquela área, operação essa que decorreu com toda a normalidade e tranquilidade, sendo monitorizada e acompanhada pelos melhores especialistas do País.

Uma intervenção que, sem dúvida alguma, surpreendeu muita gente e, até mesmo, muitos dos detractores.

Sem comentários: