04 dezembro, 2008

Vontades de Alentejo, num aceno de água...

E o Alentejo ficou prenhe de água...

Que o salvem agora da cobiça, feita cimento imobiliário, e lhe devolvam esperanças de prender os filhos à terra...


CORVAL - MONSARAZ - MOURÃO - VILLANUEVA DEL FRESNO - AMIEIRA
Passeio de Jornalistas - 12, 13, 14 de Dezembro



Ao encontro das vistas do Grande Lago

Guadiana, nome de rio, é também nome de barco, e vai ser nome de navegação: do cais de Monsaraz ao Cais da Amieira. Duas horas e meia de água e margens...

Até ao som dos "Almocreves", com cantes e modas. Estar-se-á nessa altura no almoço do dia derradeiro do Passeio de Jornalistas nas Terras do Grande Lago. E as conversas terão a ver com projectos de investimento turístico que, salvaguardando valores culturais e ambientais, potenciem desenvolvimento e emprego locais. Fora do gigantismo dos grandes projectos, invasivos de ecossistemas e redutores de uma multiplicidade de oferta que terá de assentar na diversidade do território e nas especificidades das populações que o fazem seu. E de que a gastronomia é um bom exemplo, pelo que de factor diferenciador significa.

Mas logo na noite de sexta feira terá acontecido a apresentação de uma nova revista electrónica que cruza Turismo, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Local e Regional. E o sábado terá sido de passeio e descoberta de artes de olaria no Corval, de traços de história e beleza nas ruas de Monsaraz, de vistas de Alqueva... E uma incursão a Mourão. E uma paragem na Plaza Maior de Villanueva del Fresno. Aliás, naquela terra fronteiriça acontecerá o jantar desse dia.


Em Dezembro, para que se aperceba como bonito pode ser o Inverno no Alentejo.

Sem comentários: