20 julho, 2006

PASSEIO DE JORNALISTAS
ao barrocal e à serra algarvia (6)

Salir, terra de muitos e pequenos
povoados que veneram os valores da
Espiga e olham a Rocha da Pena....

IR PARA O PRINCÍPIO


A presidente da Junta de Salir, Piedade Carrasquinho, desvendou-nos uma uma sala cheia de prémios e distinções pela Festa da Espiga que se organiza anualmente (no ano que vem terá a 40ª edição) a 25 de Maio, congregando esforços e energias dos habitantes e comerciantes locais.

Espectacular a exposição que estava patente Posto de Turismo: em miniatura uma representação da vida e costumes da região, recriando o ambiente do cortejo etnográfico que nesse dia festivo acontece.

Lá estão representados os homens e as mulheres serranas - na lavoura, na cozedura do pão, na apanha da azeitona, na ceifa, na feitura do carvão - tudo aquilo saído das mãos das irmãs Faísca.

Na Igreja de Salir, que tem São Sebastão por orago, o Pároco local mostrou-nos a Bula Papal - uma relíquia, foi como a qualificou - um pergaminho quinhentista onde são concedidos privilégios á Confraria do Santíssimo Sacramento.

Em Salir, freguesia de grande área e muitos (e pequenos) aglomerados populacionais, predomina a agricultura e a desertificação é uma constante: na Fornalha vivem apenas três casais, nos Barrigões só já resta um morador…

Fotos: Antunes Amor (direitos reservados)

Ver continuação

1 comentário:

mch disse...

Viva o Reino do Algarves. Fica "linkado". O "Duas Cidades" agradece
Um abraço à Otilia leitão