07 março, 2008

PASSEIO DE JORNALISTAS: Os Açores em Maio!


boomp3.comDulce Pontes (1996)
Poema e música de Zeca Medeiros. Fonte: home page de Dulce Pontes.


Açores são amor antigo. De passear, de namorar, de saborear...
Ver mar e ilha do alto do monte da Espalamaca, pisar areias de vulcão ou adivinhar a caldeira no seu copo de nevoeiro, comer um peixe na Salgueirinha, palmilhar o porto e não dispensar o Peter.

Sentir o Faial... e abalar para o Pico, com ganas de lhe trepar o cume mas ficando sempre pela metade. Esmagado pelo negro do Cachorro, das frontaria das casas ou das curraletas das vinhas. Com memórias do Quaresma das lanchas, do caldo de peixe do Garcia, na Madalena,
Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - 1991
1991 - Ilha Terceira
do arroz de polvo nas Lajes... E sempre histórias baleeiras, no Museu ou na Fábrica em São Roque.


Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - 1993
1993 - Faial
Já vamos Canal adentro até às Velas, com memórias daquela função nas Manadas, saudades das sopas, saudades do queijo... ou das ameijoas da Caldeira de Santo Cristo, do afonso de lapas no Alberto da Fajá do Ouvidor, das mãos de mulher nos teares na dos Vimes.
E sempre a visão do verde a pique sobre o mar. Dorso de dragão, dizem...

Sabemos que o Manel das Doze não vai estar à nossa espera na Terceira, e que somos muitos para caber no taxi do Hélio Costa - da Praia da Vitória, mas com enredos de danças e bailinhos de carnaval para ilha toda - mas nem assim vamos dispensar lagoas, cumes,
Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - 1995
1995 - São Jorge

grutas, alcatras e vulcões adormecidos... ainda por cima , agora, que o Espírito Santo ameaça e alfenim e massa sovada não dão tréguas. E os Impérios? E a Angra do Heroismo, ressuscitada do tremor de terra para Património da Humanidade a chamar-nos para um passeio a pé de olhos nas fachadas, portadas e varandas?

Ainda faltam quase dois meses... Uma eternidade!


Fotos: Antunes Amor (direitos reservados)
Clique sobre elas para ampliar

Roteiro de Viagem da Aventura Açores

Sem comentários: