18 agosto, 2008

O cimento armado avança sobre as praias? Colocam-se uns cartazes para defender as dunas!

Só porque estamos na praia, não era preciso atirarem-nos areia para os olhos...
Para isso já chegava o vento da Meia Praia!

Quase deitado na areia, o cartaz esclarece o âmbito da obra: "Recuperação dunar da zona central da Meia Praia". Não é da praia toda... mas só de uma parte dela.

Embora se não lhe notem os efeitos, há dinheiros da Comunidade Europeia, referências ao Ministério de Ambiente, ao Programa Operacional da Região Algarve e à CCR do Algarve.

Das "plantações" do ano passado só quase restou o cartaz que explica como se devem proteger as dunas. O simulacro de vegetação que devia proteger as areias... há muito que se foi.

Restou o passadiço "muito cool" que preserva a praia de carrinhos de bebé, cadeiras de rodas e... de todos os seres humanos que não consigam subir as escadas de acesso.

Mas que importa isso se o que está em causa é a defesa do ambiente e da paisagem natural?
Café Portugal - Meia Praia, Lagos
Café Portugal - Meia Praia, Lagos
Café Portugal - Meia Praia, Lagos
Café Portugal - Meia Praia, Lagos
Café Portugal - Meia Praia, Lagos

Se o cimento armada avança sobre a praia, se as construções proliferam na duna, se os guindastes ameaçam entrar mar adentro, trazem-se mais uns quantos cartazes do Ministério de Ambiente (pagamos nós todos!) e organizam-se mais umas empreitadas de "protecção ambiental" (pagamos nós todos!).

Café Portugal - Meia Praia, Lagos

Gozem connosco. Mas sejam mais discretos...!

1 comentário:

Zig disse...

E tudo o vento levou...

Tanto quanto me lembro, não é a primeira vez que fazem "experiências" dessas nessa praia. Já no início dos anos 80 por lá se fez algo semelhante que, claro, ficou também nesse estado!