23 abril, 2007

Montalegre: Que respostas para o êxodo rural?

Comment survivre lorsque l'exode rural et les difficultés climatiques ont miné les ressources locales? Des villages situés au nord du Portugal et qui semblent figés dans le temps essayent de trouver des réponses. (...)
Marie-Line Darcy , Pitões de Júnias - PASSEIO DE JORNALISTAS em Montalegre

Juliette Laurent conta, na edição de 22/04/2007 do "Carrefour Europe" (Deutsche Welle), a sua passagem pelas aldeias de Montalegre com o Passeio de Jornalistas.

À la découverte du Portugal profond...

Diário de Bordo do PASSEIO DE JORNALISTAS em Montalegre

2 comentários:

Cláudio disse...

Há que repensar seriamente a distribuição das gentes. Eis algo de grande interesse: campo fértil para muitas ideias e muitas asneiras!

A Vilhena disse...

Meu caro, o problema não se resolve com medidas de povoamento (como no tempo de D. Dinis) nem de colonização interna (como quis o ditador Salazar). Se em nome de uns cenários/quadros ditos de desenvolvimento económico se matou o país rural, como querem agora que viva lá gente?

Andaram a pagar subsídios para fazer baixar o número de activos na agricultura e agora admiram-se que os campos estejam desertos e ao abandono?

Comprar aldeias desertas para os turistas brincarem ao país real também não é solução... porque uma aldeia é mais do que amontoados de casas e uma aldeia transformada em resort já não é uma aldeia! mas apenas um conjunto de edificações por onde episodicamente passam os tais turistas. Sem alma,  Sem vida própria.

Continuem a fechar escolas, postos de saúde e outros serviços de proximidade,  destruam orgulhos da cultura local, nivelem hábitos e comportamentos, estandardizem modos de vida... e todos nós (acéfalos) estaremos finalmente em condições de compartilhar os amontoados de gavetas em que se arruma a mão de obra nos centros urbanos(?).

Esta política de confundir(?) progresso com o alastramento do betão deu os resultados que estão à vista. Mas não há problema... o lobby dos eucaliptos já encontrou solução: é só rever a o mapa da (REN) Reserva Ecológica Nacional e planta-se tudo com eucaliptos. Foi por isso que se planeou a tal fábrica (gigantesca/megalómana) na zona de Setubal quando se sabia que não existiam reservas de matéria-prima para ela laborar. Com uma generosa participação de fundos públicos e comunitários, a pretexto da criação de uns quantos lugares de trabalho. E lá vão agora crescer as áreas infestadas pelo eucalitros.

As aldeias do Interior???? Eles sabem lá onde fica isso?