13 fevereiro, 2007

Retratos do
PASSEIO DE JORNALISTAS em Portel (2)

E no “S. Pedro”,
as açordas que desfilaram ...

IR PARA O PRINCÍPIO


PASSEIO DE JORNALISTAS em Portel - restaurante S. Pedro PASSEIO DE JORNALISTAS em Portel - restaurante S. Pedro
E foram calduchos, a sopa de beldroegas, cogumelos com ovos mexidos, torresma de rissol (feitos de uma parte especifica do porco), mais açordas várias com carne de porco e ainda a sericaia... Um nunca mais acabar de especialidades alentejanas. Tudo com a “morabeza” alentejana do Presidente da Câmara, Norberto Patinho.

Depois já na Câmara Municipal de Portel, ouvimos do seu presidente, a situação da autarquia e as orientações da lei das Finanças Locais, a desertificação humana, a dificuldade na fixação de jovens, os benefícios da “Alqueva” que se desejam, mas são lentos em aparecer.

CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas em Portel

CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas em Portel

CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas em Portel
CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas em PortelCAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas em Portel
Foi-nos disponibilizada vasta informação escrita no campo do desenvolvimento urbano e cultural e fomos presenteados com alguns produtos locais, entre os quais o especial pão “balouca” (um pão redondo com um buraco no meio o que o torna com muita côdea e desmiolado, factor que deu origem ao seu nome).

CAFÉ PORTUGAL - Passeio de Jornalistas em PortelSabem que existem
belos “frescos” em Portel?


O fim deste “passeio”, ainda acompanhado pelo autarca, culminou com a visita à “ Rota do Fresco” (selecção de exemplares de pintura mural das capelas, ermidas e igrejas de cinco concelhos com o intuito de divulgar, preservar e revitalizar esse património) à capela da Amieira onde prosseguem trabalhos de recuperação mural, que põem a nu belas pinturas tapadas por uma camada de tinha branca. Sabiam que existiam frescos em Portel? Eu fiquei a saber agora. Por mais este conhecimento o meu agradecimento ao Rui Dias José e ao autarca de Portel, com os desejos de sucesso profissional e pessoal.

Fotos: Antunes Amor (direitos reservados)
Clique sobre elas para ampliar

1 comentário:

CN disse...

Na próxima viagem, convidem-me.