07 maio, 2007

No Norte Alentejano, entre olivais e vinhedos, com feira e vistas de Espanha...

É já esta semana!
Na sexta-feira, o Passeio de Jornalistas regressa à estrada. Rumo a terras de Campo Maior e Monforte.

A primeira paragem vai ser em Ouguela. Para lhe passear as ruas, olhar portadas, varandas, rostos (estes cada vez mais ralos...). Com Francisco Galego por cicerone, vislumbrar a igreja, trepar o castelo. Albuquerque, à distância de um olhar... agora que as batalhas com os castelhanos já se não usam e a Estremadura espanhola é a terra donde vêm os espanhois ao bacalhau dourado, aos churrascos de porco preto, à sericaia...

Depois, é só o tempo de chegar a Campo Maior, passar pelo Hotel para deixar maletas e ala para restaurante. Para jantar e conversar Campo Maior. Estão convidadas algumas personalidades significativas de uma terra que, na beira de Espanha, assentou muito da sua sobrevivência nas idas e vindas entre os dois lado da fronteira. O café, o olival, o porco preto e claro... as Festas do Povo, são temas a que se não pode fugir - se bem que, as também conhecidas como dos Artistas ou das Flores, estejam um bocado complicadas: eram para ser para o ano... mas não sei... não.

A manhã de sábado vai ser quase toda a pé: do Jardim Municipal, pela 1º de Maio, trepar ao Castelo para ver as vistas lá do alto... depois descer-lhe as tais ruas que costumam ganhar tectos de flores nas Festas do Povo. E, como não podia deixar de ser... o Museu do Café.

Acabado o almoço, de bacalhau e porco preto, é o caminho para Monforte. Primeiro um salto a Vaiamonte, para visitar a Fertiprado. Depois até às ruínas de Torre de Palma. Logo a seguir, uma passagem pela Enchidos do Monte, já em Monforte, na mira de uma talisca de painho ou de linguiça.

E ala que se faz tarde, todos para à feira, que... a Monforfeira nos aguarda! Tempo de visita e de jantar que alguns gostariam de prolongar noite adentro. Mas não vai dar para grande noitada: o domingo começa cedo e ainda será necessário que os senhores jornalistas sejam transportados até às unidades de Turismo em Espaço Rural onde vão dormir aquela noite.

Na manhã de domingo ainda visitarão a Biblioteca Municipal de Monforte (inaugurada no ano passado) e irão ver como se faz um queijo, na Monforqueijo. Assumar, é a etapa seguinte, para uma visita à Herdade da Coutada Real, ao encontro da Associação de Criadores do Bovino Alentejano.

Com tanta andança, começa a apetecer almoço. Que vai acontecer na Herdade do Perdigão, com calma para lhe degustar os vinhos e contemplar as vinhas.

E, sem pressas (que um homem não é de ferro), lá para o meio da tarde... é o regresso a Lisboa.

1 comentário:

MANHENTE disse...

Parabéns pelo blogue! Em especial pelas fotos.

Cheguei aqui através da Oficina das Ideias. Voltarei amiúde.

Cumprimentos