20 maio, 2008

A ver as "vistas" na Terceira, com descida ao Algar e tourada à corda em São Mateus...


De São Jorge à Terceira foi um salto. Numa das mais rápidas viagens de avião das nossas vidas, voámos com a Sata pouco mais do que quinze minutos. Bem melhor do que a cerca de hora e meia perdida no aeroporto da “Ilha do Dragão” com umas "reservas" que tinham sumido dos computadores..
Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Terceira
Já belissimamente instalados na Pousada de São Sebastião, que mistura de forma sofisticada a velha construção militar do forte seiscentista com a arquitectura contemporânea, os jornalistas foram presenteados com um saboroso jantar no restaurante “Castelinho”.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - TerceiraO anfitrião António Neiva, director desta Pousada de Portugal, acompanhou-nos no saborear de um Estaladiço de Queijo (de queijo fresco, beringela e massa folhada, com um toque a caril) e de uns Filetes de Veja, panados em farinha de milho e acompanhados com legumes em polme, uma receita do chefe David Pereira.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Terceira

De novo no autocarro, Pires Borges guiou-nos sabiamente pela ilha. Depois de um simpático almoço no restaurante “Caneta”, rumámos ao interior do vulcão conhecido como Algar do Carvão, mais um tesouro terceirense candidato a Património Mundial. E ainda demos um salto às Furnas do Enxofre.

Vários miradouros depois, foi tempo de adrenalina na corrida de touros à corda em São Mateus. O touro apareceu tímido e só com um corno, o que empobreceu o espectáculo.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - TerceiraCafé Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - Terceira

Final do dia com uma visita ao fantástico “museu” da Quinta do Martelo, recuperada com visível paixão por Gilberto Vieira.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS nos Açores - TerceiraDas entradas tradicionais degustadas na conservada mercearia da Quinta, subimos ao restaurante para nos deliciarmos com uma sopa de legumes e uma alcatra à moda da Terceira. Eram todos produtos da quinta, desde os ovos aos enchidos, e de sabor genuíno, a merecer o elogio unânime.

Partimos para a Pousada, para recuperar forças para um domingo de programa cheio na Terceira, já quase em final de aventura.

Texto e Fotos: Alexandre R. de Almeida e Raquel C. do Rio
Roteiro de Viagem da Aventura Açores

Sem comentários: