21 fevereiro, 2008

Amanhã... já é Torre de Moncorvo!

Amanhã por esta hora, já de almoço tomado no Fundão, avançamos sobre Torre de Moncorvo. Com desejos de um vinho fino, de uma alheiras (podem ser só com grelos!), de uma posta...

Entre nacionais e estrangeiros, é uma vintena de jornalistas a caminho do Douro Superior. Passada a Barragem do Pocinho, vem a subida até Moncorvo, a passagem pelas Unidades de alojamento (só para deixar bagagens) e o jantar na Casa de Santa Cruz.

Café Portugal - PASSEIO DE JORNALISTAS em MoncorvoSábado de manhã é a expedição até margens do Sabor e o reconhecimento do local onde se irá erguer a futura Barragem. Como estamos em fase de arranque das festividades da Amendoeira em Flôr, não podíamos faltar à abertura da Feira de Artesanato. O almoço esta aprazado para o Lagar.

Logo mais, é um roteiro de (re)descoberta do Centro Histórico de Torre de Moncorvo que não esquece a Igreja Matriz ou o Museu do Ferro. Depois há horizontes abertos e campos para espreitar até serem horas de jantar no Artur de Carviçais.

A manhã de domingo começa na Quinta Branca, onde está aboletada parte da caravana do Passeio de Jornalistas. Para depois... partirem em direcção ao Miradouro de S. Gregório. A seguir virá a Igreja da Adeganha, o Vale da Vilariça e a Foz do Sabor. O almoço de despedida, como não poderia deixar de ser, vai ter sabores de peixes de rio.

Claro está, que na área dos vícios de boca e palato, este é um fim de semana sem tréguas. Não nos furtaremos aos queijos, ao mel e (obviamente!) à amêndoa. Porque, se as amendoeiras não servem só para as excursões e as fotografias (e estão a ser desenvolvidos esforços para a recuperação do amendoal), a partidela da amêndoa constituiu sempre uma boa ensejo para arranjar namorado... e as amêndoas cobertas são uma arte de mãos de mulher. Também os vinhos não perdem pela demora: generosos ou de pasto, hão ser provados e degustados..!!!

Tudo sobre o regresso do PASSEIO DE JORNALISTAS a Moncorvo

Sem comentários: