08 setembro, 2006

GASTRONOMICES...
Até Vila do Bispo,
atrás do cheiro de um arroz de peixe...

Mal saído do lume, o tacho chega à messa fumegante e exalando aquele aroma tão próprio do arroz de peixe do Café Correia. Há que suster a curiosidade, não destapar de imediato, estacar a impaciência, aguardar uns momentos... numa espera que só as coisas boas merecem!
Ou apenas quebrar a regra para fazer a Café Correia, Vila do Bispo (O arroz de peixe...)fotografia... àquele cremoso caldo, avermelhado pelo tomate, com os verdes da salsa e o pescado abundante.
Depois, ala que se faz tarde...
Está no ponto, sente-se a textura de um peixe fresquíssimo, o arroz incorporou os sabores e os aromas de um caldo de comer à colher.

Antes tinham sido uns percebes, Café Correia, Vila do Bispo (A sala...)daqueles que contam histórias de descidas e subidas a pique pelos rochedos da costa vicentina e trazem à mesa todos os cheiros do mar. Chegaram logo a seguir às lulas à Correia e ao polvo em tomate com que abrimos a função. E no meio daquelas tentações (onde um pão que até sabia a pão, não era argumento de somenos) ainda eram precisas forças e vontade para a cabidela de batata que aí vinha.

Desta vez, ficou de fora o camarão guizado, a massa de camarão e a de peixe, o arros de polvo e o de camarão. Também não passei pelo frango em tomate nem pelo borrego à Correia.Café Correia, Vila do Bispo (Lilita) E restei pesaroso de não me ter avistado com o tão celebrado coelho, bravo e à moda da casa... mas não dava para mais. Fica para um destes regressos a Vila do Bispo... porque a casa é santuário de reincidências. E de persistências, porque - como não aceita marcações - os clientes têm de fazer bicha à porta a partir do meio-dia para o almoço ou das sete da tarde para o jantar. O melhor mesmo é passar por lá fora do atropelo do Verão e das férias...

Conserva o nome de Café, que ostentava Café Correia, Vila do Bispo (o fundador...)nos tempos do velho Correia, onde á tarde se ia pelos percebes e se ficava a desoras nos petiscos. Um dia, na presença de um arroz de peixe bem enriquecido com os bichinhos da época, lá lhe fui dizendo que havia restaurantes que achavam que aquilo merecia o nome de arroz de marisco. Resposta pronta: "aqui chamou-se sempre arroz de peixe e leva o marisco que houver". Tempos em que as artes frigoríficas e de viveiro não tinham chegado ao milagre da existência o ano todo...
Café Correia, Vila do Bispo (Zè Francisco)
Regressando aos tempos de hoje, na cozinha manda Zé Francisco, cozinheiro desde os tempos da tropa, mestre de sabores e temperos, apaixonado por motas e vinhos, e... claro está... pela Lilita - a filha do velho Correia, que ordena na sala mas também mete bedelho nas comedorias (foto acima). Dizem que tem um geniozinho, mas eu nunca dei por isso.

E ano após ano... vou voltando, com saudade de antigas merendas de percebes...

Café Correia
Rua 1º de Maio
Vila do Bispo
TELEFONE: 282 639 127
LOTAÇÃO: 30 pessoas
ENCERRAMENTO: Sábado
CARTÕES: Não aceita cartões
RESERVAS: Não aceita reservas

1 comentário:

tb disse...

Arredada involuntariamente daqui, vim para ficar um pouco e degostar tranquilamente as histórias que contam as coisas boas do nosso Portugal.
Saio de água na boca.
Parabéns pela maravilhosa viagem ao mundo da gastronomia.
Abraço