29 maio, 2006

PASSEIO DE JORNALISTAS
ao barrocal e à serra algarvia (1)

No outro Algarve...
há gente capaz de nos surpreender!
(Alte, Salir, Querença, Paderne)


Momentos particularmente bonitos de cultura e de convívio humano, com o exemplo das “moças nagragadas” durante o almoço no restaurante “Moiras Encantadas” em Paderne - onde provérbios mil circulavam de boca em boca – concluíram, ao som do acordeão, o “Passeio de Jornalistas” àquela zona interior do Algarve, onde o azulado do rosmaninho espalhado por entre amendoeiras e alfarrobeiras sob o calor serrano, amenizado pelo predominar de fontes nos convida a suavizar o ritmo.
Apesar de se verificar uma repetida desertificação humana - poder central não olha - há gente capaz de nos surpreender:
O que dizer da originalidade do suco de água e hortelã, com pão de limão, com que fomos recebidos em Querença? E o esparto em Alte - persistentemente batido por mãos de mulher, na pedra, até parecer sisal - sabem o que é? E dos árabes que estiveram em Salir…sabemos alguma coisa?

Ver continuação

1 comentário:

MGomes disse...

Mas este Portugal, este verdadeiro Portugal, nunca "passa" nas televisões pagas por todos nós. Aberturas de shoppings, inaugurações de fóruns, reportagens diárias dos estágios das "nossas" selecções de futebol, isso sim, é que é Portugal, e com as bandeirinhas nas janelas, claro!!!! Triste país, quando da sua história, apenas é lembrado nos dias feriados.